A Marca

Lojas Leader

A Leader foi fundada em 1951, no município de Miracema no estado do Rio de Janeiro. A rede de lojas de departamento nasceu com o intuito de oferecer tudo que as pessoas precisam em um só lugar e, atualmente, conta com quase 49 lojas espalhadas pelo Brasil.

Atua, em todo estado do Rio do Janeiro, Salvador (BA), Aracaju (SE) e Recife.

 

Nome e logotipo

A rede era chamada de Leader Magazine até 2004, quando, com a entrada do famoso slogan Sua vida mais bonita, passou a ser chamada apenas Leader; porém suas lojas continuavam com a antiga nomenclatura, quadro que mudou em 2006, com a chegada de uma nova marca – uma assinatura simplificada branca dentro de um retângulo vermelho. Essa marca foi substituída em 2010, com o slogan Mais do que você imagina, por uma com sutis diferenças – a marca passou a ter um efeito metálico tridimensional, um contorno branco e quinas arredondadas. Em 2011, ela foi reilustrada, mantendo as formas padrões, mas com os volumes e iluminação diferentes.

1951

Nossa história começou quando os irmãos Newton e José Laênio Gouvêa e o tio Omar Gouvêa inauguraram o Bazar Leader, na cidade de Miracema (RJ). Naquela época, eles já vendiam tudo o que o consumidor e sua família tinham interesse em comprar.


Para atrair a clientela, o trio esperava os possíveis clientes no ponto de ônibus e faziam a captação por ali mesmo, convidando-os para tomar um café e conhecer a empreitada. Outra estratégia de sucesso foi vender a quilo produtos “encalhados” no estoque, como sapatos que nenhum concorrente conseguia passar adiante.


Devido ao empreendedorismo e a preocupação em encantar os clientes, o pequeno negócio se multiplicou em formato de lojas em pouco tempo: o trio inaugurou duas no Estado do Rio, em Miracema e Itaperuna, e uma em Muriaé, Minas Gerais. O negócio apresentava, ao mesmo tempo, uma operação atacadista e de varejo, na qual vendiam de um tudo: tecidos e chapéus, além dos sapatos a quilo.


Newton Gouvêa passou a ser chamado pelos clientes como o “milagroso dos preços baixos”. O empreendedor tinha crédito na Rua da Alfândega, onde havia mercado atacadista de tecidos e armarinhos. “Ele partiu com pouco dinheiro, mas conseguiu, mesmo assim, encher a loja e foi um sucesso estrondoso, pois vendíamos muito barato”, relembra o irmão Laênio Gouvêa.


1966

No interior a empresa cresceu e, em 1966, chegou com sua primeira loja na cidade de Niterói (RJ), sede da sua Administração até 2013.


1970

Nasceu a União de Lojas Leader S.A, grupo formado pela junção do Bazar Leader – que tinha como sócios Newton Gouvêa, José Laênio Gouvêa, Omar Gouvêa, Júlio Machado Corrêa, Marcelo Torres (marido de Orminda Torres), Luis Lamoglia (casado com Alaíde Gouvêa) – com a Modas Leader, um negócio com duas lojas propriedade de Orminda Alice Torres e Oneia Gouvêa, ambas primas da família Gouvêa.


1980

Nosso plano de crescimento começou levando em conta a necessidade de centralização das operações que naquela época já tinham adquirido um porte significativo. Cada uma das 6 lojas, todas localizadas em Niterói, recebia as mercadorias diretamente dos fornecedores.


Para atender à necessidade de centralização do estoque, nossa sede localizada na Rua Visconde do Uruguai foi transferida para outro ponto de Niterói: o bairro do Barreto. Em um espaço de 800 m² foram concentrados o depósito e a administração.


1986

Vender a crédito sempre fez parte da estratégia da Leader. Sendo assim, somos uma das primeiras empresas a fazer venda parcelada através de carnês. Mas foi em 1986 que surgiu o Cartão Leader, marca própria de cartão criada com o objetivo de facilitar a compra e o financiamento para os nossos clientes.


Alguns anos depois, já com milhares de titulares cadastrados, nasceu a Leader Card. Em quase 30 anos de história, o serviço já contava com mais de 7 milhões de clientes.


1990

Ano de criação do jingle “Já é Natal na Leader”, que virou uma tradição entre nossos clientes. A canção tornou-se popular e passou a representar, para o público carioca, um marco da data comemorativa. Só é Natal, quando começa o Natal na Leader!


1995

A sede do Barreto foi transferida para um terreno de 17.000m² no bairro Columbandê, em São Gonçalo. Nela, passaram a funcionar todas as áreas da empresa, mas o setor que ocupava a maior parte do terreno era o depósito para a recepção e distribuição de mercadorias.

Tal inauguração foi aproveitada para criarmos nosso diferencial em relação aos concorrentes: a criação do departamento de Utilidades Domésticas (Moda Casa). A entrada desse tipo de item em nosso mix de produtos foi uma mudança radical, afinal, a Leader, até então, trabalhava basicamente com vestuários feminino, masculino e infantil.






2000

A Leader Card passou por uma forte reestruturação ganhando equipe e gestão própria. No início, era apenas um cartão para financiar e comprar. Com o tempo, passou a incorporar diversos produtos financeiros, como, por exemplo, o seguro para a perda do cartão, seguro-desemprego e os produtos Dental, Saúde, Capitalização, Estudo Online e Cred Leader.


No mesmo ano, iniciou o processo de expansão da rede de lojas com a elaboração de um plano que priorizou a ocupação do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Nordeste. Foram inauguradas 16 lojas no total, em locais como Alcântara, Nova Friburgo, Teresópolis, Vila Velha, Zona Sul e Centro do Rio.


2002

Adquirimos uma área de 20.000 m², na Pavuna, Rio de Janeiro, para transferir parte do nosso depósito.


2005

Os resultados trazidos com as mudanças da Leader Card geraram interesses de várias instituições renomadas. A oferta do Bradesco demonstrou a consistência necessária para fechar o modelo de parceria de 50% da administradora para cada um dos acionistas.

Foi o momento para somar nossa experiência no mercado de varejo e a fidelidade de nossos clientes à consistência financeira e à larga atuação no segmento de cartão de crédito de um dos maiores bancos privados do País.


2012

Em junho, o BTG Pactual adquiriu 40% da Leader Participações. A holding é controladora da rede Leader e na época tinha 62 lojas distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia.

Em setembro do mesmo ano, como estava previsto em contrato, o banco ampliou sua participação para 70%.


2013

Em maio, adquirimos a Seller, rede de lojas de departamentos com 75 unidades distribuídas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A partir de então, as redes Leader e Seller passaram a formar o Grupo Leader.


2016

Completamos 65 anos de plena atuação no mercado varejista, sempre focados em cultivar uma cultura de excelência e oferecer aos nossos consumidores tudo o que precisam em um só lugar.


2018

Com uma nova assinatura de marca – “Leader, a gente se completa” – estamos investindo ainda mais em proximidade e empatia com nosso público consumidor. Iniciamos, também, nosso plano de expansão no interior de São Paulo.


Em 2018 contávamos com 104 lojas em nove Estados – Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe – e mais 18 unidades por meio da bandeira Seller, em Minas Gerais e São Paulo.


2020

Em meio a uma crise de saúde mundial, com as lojas fechadas nos reinventamos e abrimos venda através do canal Whatsapp, que chamamos de Leader Zap – com prazos de entrega em até 02 dias úteis, seguindo regras e orientações de segurança, no qual o cliente só paga na hora que recebe seus produtos o que agiliza o processo de venda e evita fraudes.


Outra ação importante foi a mudança do nosso Centro de Distribuição para uma área maior, com melhor fluxo de mercadorias e mais agilidade no carregamento de caminhões, possibilitando que mais lojas sejam atendidas por dia. Ainda, para atingir melhores resultados, estamos trabalhando localmente e reavaliando os locais de algumas unidades e vislumbrando abertura de novas.


E um dos passos mais importante nessa nossa trajetória foi o desenvolvimento do nosso canal virtual, através do Leader Digital, vamos integrar todas as modalidades de compras em nossa loja online que traz diversos benefícios e facilidades para os nossos clientes, onde ele poderá comprar de casa, celular ou até mesmo ir a uma de nossas lojas e contar com o apoio de nossos atendentes para orientá-lo na compra virtual. Novas formas de comprar para se adequar a nossa nova realidade. O Cliente poderá fazer uma reserva online e retirar sua mercadoria na loja que for mais conveniente, consultar nossa loja virtual e fazer seu pedido pelo Leader Zap ou comprar diretamente pelo site.

QUEM SOMOS?

História

70 Anos de História

Rock in Rio

A Leader foi a patrocinadora oficial do Rock In Rio nas edições de 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019. A marca lança, em todas as edições, coleções exclusivas para o evento. Peças de vestuário, calçados e acessórios que são vendidas na lojinha do Rock In Rio e em várias lojas da rede. Nos anos de 2017 e 2019, a rede colocou um Papai Noel do Rock no festival, ele circulava pelo local e informava que ‘Já Já, Já é Natal na Leader’.


Recuperação Extrajudicial e Judicial

Em 2016, com a intenção de buscar proteção para reestruturar o pagamento de suas dívidas, a Leader apresentou um pedido de recuperação extrajudicial, que foi negado pela Justiça. O pedido ocorreu logo após o atual presidente da empresa, André Peixoto, adquirir a totalidade do negócio de Fábio Carvalho, que havia comprado a Leader do BTG Pactual também em 2016.

O pedido negado foi reformulado e reapresentado em 2017 com o objetivo de impedir o desabastecimento das lojas. O processo foi homologado em meados de 2018.

A recuperação operacional da Leader correu ao lado do redimensionamento do negócio.


A recuperação extrajudicial foi aprovada via apelação, acumulando uma série de recursos apresentados pelos credores.


Em 2021, mesmo com o pedido de recuperação judicial, a Leader está operacionalmente reorganizada e gerando caixa, mas, em paralelo, está se recompondo financeiramente e vai seguir agindo de forma transparente. A empresa encontra-se em um processo de amadurecimento e visa ampliar a oferta e o canal para o público brasileiro.